Elenco comenta sexo e bullying no filme 'Confissões de adolescente'


Os diretores Daniel Filho e Cris D'Amato e as atrizes Sophia Abrahão, Bella Camero, Clara Tiezzi, Malu Rodrigues, Olivia Torres e Tammy Di Calafiori participaram de entrevista coletiva nesta segunda-feira (16), em São Paulo, para divulgar "Confissões de adolescente: O filme". Com roteiro de Matheus Souza ("Apenas o fim"), o longa estreia dia 10 de janeiro de 2014.

Na coletiva, o elenco comentou as cenas de sexo e bullying que fazm parte desta nova adaptação. Baseado no livro homônimo de Maria Mariana, que também foi transformado em peça e série de TV na década de 1990, o filme tem agora como protagonistas um novo grupo de irmãs, que vivem os amores, dúvidas e aventuras típicas da fase entre os 13 e 19 anos.

As quatro irmãs são Tina (Sophia Abrahão), Bianca (Bella Camero), Alice (Malu Rodrigues) e Karina (Clara Tiezzi), e o pai delas, Paulo, é interpretado por Cassio Gabus Mendes. Maria Mariana, Deborah Secco, Georgiana Góes e Daniele Valente, protagonistas da série de TV, também estão no elenco.

Durante a coletiva, Daniel Filho comentou: "Perdi muito dinheiro com o seriado da TV Cultura, até que uma emissora francesa comprou e pediu para filmarmos o segundo ano da série na França". De acordo com ele, "não havia possibilidade de fazer o filme nessa época". "Vendi os direitos há dez anos para um produtor. Até que caducou e ele me ofereceu novamente há quatro anos para fazer o filme."

O diretor descreveu o período de pré-produção como "uma viagem muito grande até chegar nesse filme". "Fizemos várias pesquisas para saber o que as pessoas esperavam de 'Confissões'." A codiretora Chris D'Amato afirmou que foram testados 450 candidatos e candidatas entre 14 e 20 anos de idade. "O elenco mais velho, do seriado, era uma participação fundamental. Não dava para fazer o filme sem elas", completou.

Daniel Filho também falou sobre seu elenco e outras atrizes que, no passado, viveram as mesmas personagens. "Sophia Abrahão e Bella Carnero participaram da [versão mais recente da] peça, que também teve roteiro de Matheus. Mas Carolina Dieckmann, Luana Piovani, Gabriela Duarte, Ingrid Guimarães também já fizeram outras versões. Várias atrizes se formaram pelo 'Confissões'."


Sexo

Assuntos como primeiro beijo, popularidade na escola, escolha da profissão e perda da virgindade são abordados no longa – todos eles já faziam parte do cardápio da série. As atrizes disseram, no entanto, que Daniel Filho pediu que não assistissem a nada do programa. "Cada uma construiu sua própria personagem", explicou Sophia.

Chris D'Amato detalhou as cenas de sexo protagonizadas por Malu Rodrigues. "Se você vai falar de adolescente, não pode privar de se falar de sexo, drogas e outras questões. No filme, tenho certeza de que não censuramos nada."

Daniel Filho disse que essas passagens necessitaram cuidado adicional. "Tive muita preocupação com o papel da Malu. Ela já tinha feito a peça 'O despertar da primavera', que também tinha cena de nudez", recordou. "Mas queria deixar claro que era uma personagem de 15 anos – e ela [a atriz] tinha 19."
Ele ainda justificou uma conversa prévia que teve com a atriz. "Como a minha primeira vez faz tanto tempo e foi em outra época, tive de perguntar à Malu como foi a dela", afirmou. 

"Porque eu queria dar conforto e tranquilidade para os dois jovens atores na hora de fazer a cena. Foi uma cena muito complicada. Uma hora ela ficou parada e três [ficaram] em cima dela." Já Malu descreveu a gravação como "tranquila, tudo coreografado, sem pudor". "Até me falaram: 'Por que você não aproveitou mais com o Thiago Lacerda?!'."

Bullying

De acordo com Tammy, as atrizes não recebiam o roteiro para uma leitura anterior à gravação das cenas. "Isso me deixava em pânico. Tentei contrabandear roteiro com as outras meninas", disse. Bella Camero completou: "A gente ficava meio desesperada, porque às vezes ia [preparada] para rir, e tinha de chorar".
Olivia Torres falou sobre outro dos temas delicados do filme. 

"Minha personagem resolve enfrentar o bullying da personagem da Tammy. Ela já passou por isso em outras escolas", lembrou.

"E eu queria falar muitos palavrões para a Tammy. Foi um enfrentamento, não uma fuga." A atriz afirmou que a colega a deixou confortável, mesmo nas cenas mais intensas. "Ela me tratou com muito carinho antes de gravarmos."

Djavan x Beyoncé

Na coletiva Olivia Byington, responsável pela trilha sonora do filme, comentou que a pesquisa foi difícil. "A primeira grande música foi 'Sina', do Djavan, que era do seriado. Mas eu queria colocar músicas mais novas, da Beyoncé, e o que os jovens escutam na rádio."


Segundo ela, porém, "o preço era impossível". "Pagaríamos R$ 1 milhão para a gravadora – mais do que qualquer um ganhou no filme – por 20 segundos de música. Então, fui lá e compus a trilha."
Olivia explicou também por que canções de Clarice Falcão fazem parte de "Confissões de adolescente: O filme". "Eu tinha produzido o disco dela, então peguei várias músicas, o que ela adorou."
Fonte: G1

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...